As 10 pessoas mais importantes do mundo da ciência em 2017 pela revista Nature




Considerada uma das maiores e importantes revistas de ciência do mundo, a revista Nature, em sua edição atual, fez uma listagem trazendo os 10 grandes nomes relevantes para a ciência no ano, considerando suas descobertas cientificas e a forma como estas indicam um novo rumo para a área da ciência do futuro, confira a seguir:

Capa da edição que lista as 10 pessoas mais importantes para a ciência em 2017

1º DAVID LIU: corrector de genes
Biólogo desenvolveu ferramentas de edição de genes que são novas para a natureza e que um dia pode salvar vidas. Meses de trabalho renderam uma proteína que, na teoria, poderia reverter cerca de 48% das mutações pontuais conhecidas causadas por doenças nos seres humanos.



2ª MARICA BRANCHESI: fabricante de fusões
Um astrônomo ajudou os cientistas a aproveitar ao máximo um evento histórico de ondas gravitacionais.Principal comunicadora entre astrônomos e físicos, foi peça central para fundação da LIGO Scientific Colaboration, grupo de cientistas focados na detecção direta de ondas gravitacionais, usando-as para explorar a física fundamental da gravidade e desenvolvendo o campo emergente da ciência da onda gravitacional como ferramenta de descoberta astronômica. O LSC trabalha com esse objetivo através da pesquisa e desenvolvimento de técnicas de detecção de ondas gravitacionais; e o desenvolvimento, comissionamento e exploração de detectores de ondas gravitacionais.


3ª EMILY WHITEHEAD: testemunho vivo
A batalha de uma menina contra a leucemia inspirou uma nova geração de terapia contra o câncer. Aos 12 anos de idade, é a primeira criança no mundo a receber um tratamento experimental chamado terapia CAR-T, onde  células imunes de um paciente são reprogramadas geneticamente para reconhecer e atacar células cancerosas.


4º SCOTT PRUITT: Agency Dismantler
Célebre cético da mudança climática, recentemente assumiu o cargo de administrador da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), a convite de Trump. Como procurador-geral da Oklahoma, ele processou a EPA pelo menos 14 vezes. "Torná-lo como chefe da EPA é assustador", diz Deborah Swackhamer, química ambiental da Universidade de Minnesota, em São Paulo, que presidiu o conselho de conselheiros científicos da agência até que o governo de Pruitt a rejeitou em novembro. "Pruitt possui todos os conhecimentos necessários para realmente causar danos".

5º PAN JIANWEI: pai do quantum
Um físico levou a comunicação quântica para o espaço, atuando no desenvolvimento de uma internet quântica: uma rede de satélites e equipamentos terrestres que poderiam compartilhar informações quânticas em todo o mundo.Isso permitiria criptografia mundial inquebrável, bem como novas experiências que aproveitam conexões quânticas de longa distância, como a combinação de luz de detectores em todo o planeta para criar um telescópio de super resolução.



6ª JENNIFER BYRNE: detetive de erro
Pesquisadora em missão para expor papéis defeituosos ajudou a construir uma ferramenta para detectá-los.Jennifer Byrne estuda a genética do câncer. Mas de noite, ela procura erros em documentos de pesquisa em genética. À medida que seus filhos e marido assistem a filmes de ação, Byrne passou inúmeras noites nos últimos dois anos em seu laptop arrastando a literatura por artigos defeituosos e potencialmente fraudulentos. "Eu estava fazendo pesquisas no PubMed na esperança de que ninguém estivesse percebendo que eu não estava no sofá", diz ela.Byrne descobriu os padrões de erros em cinco artigos que todos mencionavam um gene raro que estudara. Todos alegaram observar os efeitos da inativação do gene em células cancerosas, mas Byrne viu que relataram as seqüências de DNA erradas para as experiências que eles alegam realizar. Quatro dos papéis foram retraídos.


7º LASSINA ZERBO: rastreador de teste-proibição
Em face de ameaças desestabilizadoras, uma luta geofísica pela não proliferação nuclear. Dirige a Organização do Tratado de Proibição de Testes Nucleares (CTBTO), além de ser responsável por criar um sistema para compartilhar informações coletadas pelas estações de monitoramento da organização com a comunidade científica mais ampla. (Verifica-se que os dados coletados pelos sensores hidroacústicos, infra-sônicos, sísmicos e radionuclídeos são úteis para muitos outros propósitos, incluindo detecção de tsunami e rastreamento de migração de baleias).


8º VÍCTOR CRUZ-ATIENZA: Caçador de terremotos
Quando um terremoto de magnitude 7.1 atingiu a Cidade do México em setembro, as previsões de um sismólogo se tornaram realidade. Em um artigo presciente, ele descreveu como a energia sísmica de um terremoto reverberaria em torno da antiga bacia do lago em que a cidade se senta. Suas simulações mostraram quais partes agitarão mais fortemente e por mais tempo.


9ª ANN OLIVARIUS: Dos abusos sexuais as mulheres nos campus
À medida que os casos de assédio sexual surgiram, uma advogada trabalhou para responsabilizar as instituições acadêmicas.  Furiosa ao saber que os professores do sexo masculino assediavam e até mesmo estupravam estudantes, ela e vários outros demandantes processaram Yale sob a lei federal Título IX, que exige igualdade de gênero no campus. Eles perderam seus casos individuais, mas ganharam uma vitória mais ampla: o tribunal reconheceu que o assédio sexual nas universidades era, de fato, discriminação sexual na educação. A decisão histórica estabeleceu o quadro legal para combater o assédio sexual nos campi dos EUA. Ann teve que adicionar 20% mais pessoal à sua empresa apenas para lidar com os telefonemas. As mulheres estavam tocando sua prática de direito em Maidenhead, no Reino Unido pedindo ajuda com suas histórias #MeToo de assédio sexual.


10º KHALED TOUKAN: Abertura SESAME
Através de torções, voltas e contratempos, um físico manteve a primeira fonte de luz de sincrotron do Oriente Médio na pista. The Synchrotron-light for Experimental Science and Applications in the Middle East, ou SESAME, é o primeiro grande centro internacional de pesquisa do gênero no Oriente Médio e coloca a região no mapa científico mundial.



Referências:
As 10 pessoas mais importantes do mundo da ciência em 2017 pela revista Nature As 10 pessoas mais importantes do mundo da ciência em 2017 pela revista Nature Reviewed by Ailton Melo on dezembro 22, 2017 Rating: 5

2 comentários:

  1. Nossa fantástico Jovens com Ciência...Parabéns pelo Blog e os conteúdos! Frequentemente circulamos pela web e coletamos o que achamos interessantes em relação a conteúdo de qualidade, e compartilhamos em nossa rede... E seu post esta fazendo sucesso! Parabéns confira em: [ https://www.visitas.site/link/as-10-pessoas-mais-importantes-do-mundo-da ] Você pode continuar enviar por sua livre espontânea vontade sempre que quiser receber e aumentar a audiência nos seus posts, faça seu cadastro é inteiramente grátis... Valeu

    Parabéns... Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, fico imensamente feliz que tenham gostado 😊

      Excluir

Tecnologia do Blogger.