5 coisas que fazemos diariamente que acabam com nossa saúde mental


Desanimo, cansaço frequente, mal humor, dores de cabeça, no corpo, entre outros. Esses sintomas parecem ser comuns para muitas pessoas em seu dia-a-dia. Muito provavelmente, quem sente-se dessa forma acaba se isolando e até mesmo recorrendo aquele remedinho da propaganda que promete revigorar sua vida, fazendo um verdadeiro milagre. O que muitas dessas pessoas não sabem é que todos esses sintomas podem estar relacionados a maus hábitos diários que comprometem nossa saúde mental, e consequentemente, nossa saúde física e que poderiam ser evitados. Por esse motivo, listamos os cinco hábitos mais comuns que pessoas com esses sintomas realizam ao longo do dia, confira:


1º Estresse

- Muitas pessoas possuem um dia agitado, percorrem grandes distâncias para chegar ao trabalho, tem o tempo todo cronometrado e são cobradas incansavelmente ao longo do dia. Toda essa pressão pode desencadear um nível de estresse muito grande, fazendo com que um certo grau de ansiedade apareça. Uma das formas de se evitar situações desagradáveis, é trazer para a rotina coisas agradáveis, como mudar rotas, meio de locomoção, e se for o caso, até mesmo de emprego. 


2º Mal humor

- É muito comum que uma pessoa em um ambiente estressante acabe desenvolvendo um estado de mau humor em maior ou menor grau. Muitas vezes acabamos descontado esse nosso mau humor em pessoas que não tem absolutamente nada a ver com a situação desencadeante do mesmo, o que pode comprometer e até mesmo acabar com relações entre pessoas queridas, apenas por um momento de raiva. Aqui, o necessário é saber separar o que é seu e o que é do ambiente/pessoa que lhe causa estresse para que isso não afete sua saúde mental e física.


3º Impulsividade

- No trabalho, na faculdade e até mesmo em casa, somos obrigados a tomar inúmeras decisões, sejam elas motivadas pelas pessoas ou situações que entramos em contato ao redor do dia. Quando essas decisões são tomadas sem que tenhamos pensado sobre, agimos de forma impulsiva e acabamos de certa forma nos prejudicando. Podemos entrar em brigas e até mesmo perder a credibilidade. A melhor maneira para evitar essa situação é buscando refletir sobre e sempre se perguntando: devo, posso e é necessário? Acredite, colocar essas três simples questões a frente de qualquer decisão, pode mudar a sua vida.


4º Agressividade

- Muitas pessoas ao não saberem lidar com o mal humor gerado pelo estresse acabam desenvolvendo certo nível de agressividade. Gritam com o colega de trabalho, com os amigos, família, parecem estar sempre de mal com a vida. Isso pode levar o sujeito a sentir-se rejeitado por todos, o que pode acabar com a saúde mental, uma vez que somos seres em sociedade. Exercícios de respiração podem ajudar a manter a calma, entretanto nesses casos, o mais indicado é a procura por um psicólogo para realizar uma análise mais profunda.


5º Arrogância

- A arrogância pode surgir principalmente quando nos sentimos frustrados com as pessoas, com o trabalho, amizades, de modo geral, aparece em ambientes e com pessoas que não nos fazem se sentir bem. Isso pode fazer com que sejamos grosseiros com as outras pessoas ou nos portemos com superioridade em determinados contextos. Se o local ou as pessoas não fazem bem, devemos avaliar os motivos da situação e nos reavaliar para não passar o que é algo nosso para os outros. 

Podemos perceber como todas essas características estão ligadas e que quando apresentemos uma, provavelmente todas as outras também surgirão em maior ou menor grau. O importante é saber identificar como e o quanto fazemos isso dentro da nossa rotina e como isso está nos afetando, para que possamos melhorar e não perder a saúde mental e física com coisas que podem ser evitadas dentro do nosso dia-a-dia.

A ansiedade também pode comprometer nossa saúde mental. Confira nossa matéria sobre alguns exercícios que você pode realizar para controlar a ansiedade.

Referências:

5 coisas que fazemos diariamente que acabam com nossa saúde mental 5 coisas que fazemos diariamente que acabam com nossa saúde mental Reviewed by Ailton Melo on janeiro 09, 2018 Rating: 5

2 comentários:

  1. Ola, parabéns pelo Blog e pelos conteúdos!

    Frequentemente navegamos pela web, aleatóriamente, sempre em busca de bons conteúdos, e quando encontrados fazemos questão de compartilhar com nossa rede!

    Parabéns estes seu post esta fazendo sucesso, sua postagem entrou hoje neste link:

    https://www.visitas.site/?data=13-01-2018

    Somos um agregador de Conteúdo, continue enviando seus conteúdos para nós!

    Coloque um banner nosso em seu Blog e envie quantos links quizer!

    Sucesso!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.